A Tabeliã

NANCY RAQUEL DUTRA FELIPETTO MALTA graduou-se em DIREITO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Betim em 08 de dezembro de 2004. Especializou-se em Direito Registral Imobiliário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aprendeu desde cedo o ofício com seus pais. Aos oito anos já "brincava" de levar a correspondência do cartório nos Correios e de ir ao banco pagar as contas. Começou a trabalhar como Auxiliar de Cartório com seu pai no Registro de Imóveis de Brumadinho, MG. Mais tarde, com sua mãe foi Escrevente Substituta e Tabeliã Interina de Protestos de Brumadinho, MG. Novamente, foi Escrevente Substituta e Oficial Interina do Registro de Imóveis de Brumadinho, MG. Em 2008, após aprovação em 17º lugar assumiu a delegação da titularidade do 2º Ofício de Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas de Marituba, Região Metropolitana de Belém do Pará.

É autora do livro “A Legitimidade do Protesto e da Execução do Boleto Bancário” editado pelo Sergio Antonio Fabris Editor – SAFE, em 2005, seu trabalho de conclusão de curso da graduação em Direito.

Premiada no 1º Concurso de Monografias da SERJUS-ANOREG/MG, realizado em agosto de 2007, com o artigo “A Legitimidade do Protesto do Boleto Bancário: Protesto da Duplicata Virtual”, publicado na Revista Autêntica de fevereiro de 2008.

O Tabelionato de Protestos de Contagem

O Tabelionato de Protestos de Contagem teve seu primeiro registro de protesto efetivado em 10 de fevereiro de 1972 da lavra do Tabelião Olegário Engler.

Olegário Engler era Tabelião de Protestos em Poços de Caldas e foi removido pelo então Governador do Estado de Minas Gerais para o cargo de Tabelião de Protestos de Contagem em 31 de janeiro de 1972.

Aos 27 maio de 2008 assume o cargo de Tabelião Interino, Carlos Antônio de Queiroz, em virtude do passamento de Olegário Engler.

Atualmente, a titularidade dos serviços notariais de protestos é exercida em caráter privado por delegação do Poder Público, mediante concurso público de provas e títulos (art. 236, CF). Assim, em 21 de novembro de 2012 foi delegada a função de Tabeliã de Protestos da Comarca de Contagem à NANCY RAQUEL DUTRA FELIPETTO MALTA, mediante aprovação em 1º (primeiro) lugar no Concurso Público dos Serviços Notariais e de Registro do Estado de Minas Gerais, edital 01/2011.

A Titular, com a mudança de endereço da sede ocorrida em 25 de março de 2013, nova estrutura e reformulação da equipe de trabalho, não tem medido esforços para que esta Serventia seja eficiente, organizada, ágil, reduzindo o tempo de atendimento e de prestação dos atos notariais, de modo a garantir a segurança e a efetividade de seus atos jurídicos. Este é apenas o começo de uma grande história que está sendo escrita...

Nossa Missão

Realizar atos notariais de protesto com confiança e segurança fundamentados na qualidade para efetividade da busca do crédito com excelência.

Nossa Visão

Ser referência na prestação de serviços notariais de protesto com excelência e qualidade buscando a satisfação do cliente com atendimento eficiente.

Nossos Valores

■ Segurança: Ter o protesto notarial como instrumento de segurança jurídica.

■ Excelência: Ter excelência na prestação do serviço visando à satisfação dos clientes e aos anseios do Estado.

■ Ética: Agir com transparência, honestidade e legalidade em respeito aos nossos clientes e ao Estado.

■ Legalidade: Buscar no ordenamento jurídico os fundamentos aos nossos clientes e ao Estado.

■ Conhecimento: Buscar a capacitação dos nossos colaboradores com aprimoramento técnico - jurídico.

■ Sintonia: Acreditar que o crescimento profissional ocorre com a harmonia e união dos nossos colaboradores.

Política de Qualidade

Através do comprometimento da alta direção e seus colaboradores o Tabelionato de Protestos de Títulos de Contagem busca:

■ Cativar os clientes aumentando sua satisfação, prestando serviços contínuos com qualidade;

■ Buscar o desenvolvimento jurídico, tecnológico e da qualidade nos procedimentos de protesto, atendendo os requisitos legais;

■ Capacitação periódica dos nossos colaboradores;

■ Melhoria da infraestrutura utilizada na prestação dos serviços;

■ Assegurar a excelência da serventia através de resultados contínuos pelas metodologias da qualidade;

■ Conservar o ambiente de trabalho limpo, confortável e organizado.

Revisão: 02

Primeiros Anos

2012

■ Alteração do sistema de Cobol para sistema mais moderno e eficiente, apto à entrada eletrônica de títulos.

■ Facilitação do recebimento de pagamento de títulos com envio de boleto bancário em todas as intimações.

■ Mudança da recepção de títulos eletrônicos de disquete entregue no balcão para recebimento por e-mail.

■ Implantação da digitalização de todos os documentos selados e dos livros a partir de dezembro de 2012. Todos os documentos a partir desta data estão digitalizados.

■ Contratação de advogadas para assessorar e buscar a efetividade das ordens judiciais e melhor assessoria aos usuários.



2013

■ Mudança para sede mais espaçosa com novo mobiliário, novos computadores e ar condicionado.

■ Contratação de mais funcionários para tornar o atendimento mais ágil.

■ Implantação de sistemática "pronta busca" no arquivo.

■ Implantação do sistema de pesquisa por protocolo pelo Site do cartório, otimizando o acesso à informação se o título dentro do tríduo legal já está pago ou retirado.

■ Implantação do recebimento de títulos eletrônicos direto da centralizadora de protestos do IEPTB, CRA dos Bancos Santander, Industrial e Comercial, HSBC, Bradesco, Itaú e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.



2014

■ Implantação da certidão online, com possibilidade de entrega no balcão, por SEDEX e, ainda, por moto boy nos Municípios de Contagem, Betim e Belo Horizonte, rapidez e comodidade para os usuários.

■ Criação do e-Formulário, Formulário Eletrônico de Títulos a Protesto, no site do cartório.

■ Instalada a sala de reunião para atendimento personalizado aos Apresentantes de títulos pelo Jurídico.

■ Distribuição de cartilhas do IEPTB sobre protesto.

■ Implantação do recebimento de títulos eletrônicos do Banco do Brasil por sistema virtual.

■ Lançamento do site oficial com grandes avanços tecnológicos: disponibilização de sistema para realização de carta de anuência com assinatura digital, recebimento de títulos para análise encaminhados diretamente pelo website, sistema de emissão de duplicata, sistema de cálculo do orçamento dos títulos encaminhados a protesto, gerador de demonstrativo de débito.

■ Implantação do selo eletrônico. Este Tabelionato é o primeiro Tabelionato de Protestos do Estado de Minas Gerais a utilizar o selo eletrônico, através do projeto piloto.

■ Uniformização dos funcionários.

■ Ministração de curso de aperfeiçoamento do atendimento ao público aos funcionários .



2015

■ Aperfeiçoamento do nosso sistema de telefonia com a implantação de URA - Unidade de Resposta Audível

■ Contratação de um atendente com formação em Libras para melhor atendimento aos portadores de deficiência auditiva.

■ Início da implantação do sistema de gestão de qualidade para obrenção do ISO 9001.

■ Contratação de um profissional de TI para melhorar o suporte e a gestão dessa área no cartório.

■ Curso de Telemarketing.

■ Implantação de um Sistema de Senhas



2016

■ Uniformização dos motoqueiros que entregam as intimações;

■ Ginástica laboral semanal;

■ Laudo ergonômico;

■ Plano de ação das equipes;

■ Instalação dor ar Condicionado no 2º andar;

■ Irrigador para horta;

■ Container de lixo;

■ Compra de malotes;

■ Nova sala para arquivo;

■ Aquisição de mais armários para arquivo;

■ Curso de Treinamento de Líderes com carga horária de 8 (oito) horas aos colaboradores;

■ Quadro da Cipa de Gestão de Segurança (Plano de Emergência);

■ Campanhas de Tabagismo, Agasalho e Combate a Dengue;

■ Capacitação de Brigadistas;

■ Entrega de mudas de flores às clientes mulheres no Dia das Mães e presentes às colaboradoras mamães;

■ Semana da Saúde: Café com colaboradores e incentivo à alimentação saudável;

■ Campanha de Educação Financeira aos colaboradores;

■ Programa de incentivo aos colaboradores destaques;

■ Implantação da emissão de certidões digitais;

■ Doações mensais à Casa de Apoio de Contagem;

■ Impressão da Tabela de Emolumentos em braile.

■ Premiação Diamante do PQTA;

■ Festa de confraternização entre os colaboradores;

■ Natal Solidário com as crianças da Casa de Apoio;

■ Comemoração do 4º aniversário do Cartório.



2017

■ Implantação da sala dos setores administrativo e telefonia;;

■ Edital Eletrônico com veiculação no site do IEPTBMG;

■ Manutenção dos uniformes;

■ Gincana Solidária;

■ Informatização do sistema de gestão da qualidade – SGQ com software Qualiex;

■ Curso de treinamento aos colaboradores;

■ Campanha do agasalho;

■ Palestra sobre combate de incêndio;

■ Dia das mães com distribuição de sementes de ypês para os clientes;

■ Novo plantio da horta solidária;

■ Continuidade da ginástica laboral;

■ Quadro da Cipa de Gestão de Segurança (Plano de Emergência);

■ Semana da saúde com palestra da fisioterapeuta e incentivo à alimentação saudável;

■ Capacitação de Brigadistas;

■ Palestra de combate à dengue;

■ Campanha de educação financeira aos colaboradores;

■ Doações mensais a Casa de Apoio;

■ Impressão das tabelas de emolumentos em braile;

■ Implantação da Norma ISO 9001/2015;





Novos Projetos

■ Recebimento de títulos pelo website com assinatura digital do Apresentante – em construção.

Ajude-nos a continuar melhorando, deixe sua sugestão no Fale com a Tabeliã.